Márcia Dantas é a convidada do novo episódio do Chá de Canela. Jornalista de presença marcante na televisão e dona de uma comunicação autêntica, ela abre o coração sobre os bastidores da profissão, os desafios de ser mulher na mídia tradicional e a coragem de manter sua essência em um meio ainda cercado por formalidades e estigmas. Durante a entrevista, que teve como tema “Todo fim é um recomeço?”, Márcia relembra como sua espontaneidade — hoje reconhecida como diferencial — já foi vista por muito tempo como ousadia ou até inadequação no ambiente jornalístico.
Algo que hoje é visto como diferencial, a ousadia da jornalista foi, por muito tempo, percebida como ousadia ou até inadequação no ambiente jornalístico:
“As pessoas me veem e dizem: ‘nossa, como você é autêntica’. Mas por que isso ainda surpreende? A gente vive numa sociedade que tem medo do julgamento o tempo todo. Então, quando alguém aparece sendo o que é, sem medo, essa pessoa brilha”, reflete Márcia.
Durante a entrevista, Márcia relembrou ainda a demissão do SBT, que ocorreu pouco após a jornalista anunciar o desejo de ser mãe, no programa de @patriciaabravanel. Para a paraense, é difícil não fazer associações: “Talvez eu não tivesse exposto algo tão íntimo. Eu gostaria de certeza que não teve relação, mas eu tenho dúvidas, pelo nosso machismo estrutural e mercado com as mulheres”.
A jornalista disse ainda que não houve qualquer tentativa de negociação: “Nenhum momento eles falarem em renegociar. Eu tava super aberta a isso, mas eu fui descartada mesmo”, lembra.
Ela também compartilhou momentos marcantes de sua trajetória, falou sobre representatividade, e questionou por que a naturalidade precisa ser um ato de coragem dentro do jornalismo tradicional. O episódio ainda traz pitadas de humor, emoção e críticas à maneira como se constrói a imagem de um profissional da comunicação.
A entrevista com Márcia Dantas é mais um passo do Chá de Canela em sua missão de oferecer um espaço livre de julgamento, onde conversas reais têm vez.
Criado pelas jornalistas Ana Carolina Matos e Bruna Lima, o Chá de Canela completa cinco anos em 2025 com a proposta de ampliar vozes, provocar debates e acolher pautas que muitas vezes são invisibilizadas pela grande mídia.


					
					
					
					
					
					
					
									
																		
																		
																		
Leave feedback about this