A poucos dias do início oficial da COP30 em Belém, o Global Citizen Festival Amazônia mobilizou lideranças, representantes da causa ambiental e artistas nacionais e internacionais em um grande chamado pela floresta e pela vida.
Realizado no dia 1º de novembro, no estádio Mangueirão, o evento contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, que representou o presidente Lula e fez um discurso marcante sobre a importância da Amazônia e da participação feminina na pauta ambiental.
LEIA TAMBÉM: Global Citizen Festival reúne Gilberto Gil, Kaê Guajajara e Djuena Tikuna em Belém
“Há dois anos, em Paris, o presidente Lula disse que faríamos a maior COP de todos os tempos. E hoje, aqui estamos, nessa companhia extraordinária, nessa concentração de pessoas — sobretudo de vocês, jovens — que acreditam que um outro mundo é possível e necessário. Um mundo de paz, mais solidário, menos desigual, livre da pobreza, da fome e da crise climática. Um mundo com maior participação das mulheres e com igualdade de gênero. Sem mulher, não tem floresta em pé”, destacou Janja.
Durante sua fala, a primeira-dama também reforçou a diversidade cultural da região amazônica e a necessidade de reconectar humanidade e natureza.
“Dizem que a Amazônia é o pulmão do planeta. Eu prefiro dizer que a Amazônia é o coração do planeta — um coração que pulsa no peito dos seus quase 50 milhões de habitantes, que carregam a cultura de mais de 400 povos indígenas, falantes de mais de 300 idiomas. Os líderes mundiais vão conhecer a realidade da nossa Amazônia. Debaixo de cada árvore há uma mulher, há um homem, há uma criança. Em poucos dias, Belém será a capital do mundo. Eu aprendi a amar Belém do Pará. Eu aprendi a dizer ‘feliz Círio’. E hoje, eu digo: feliz COP para todos!”, finalizou Janja, sob aplausos.
Ao final, Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, subiram ao palco ao lado da primeira-dama, em um momento simbólico que reforçou a união entre política, meio ambiente e ancestralidade.

Sobre o Global Citizen Festival: Amazônia
Realizado no dia 1º de novembro, o festival marcou a primeira edição latino-americana do Global Citizen. Com um line-up histórico que uniu música, ativismo e propósito, o evento reuniu nomes como Gilberto Gil, Anitta, Seu Jorge, Gaby Amarantos, Chris Martin (Coldplay), Charlie Puth, Kaê Guajajara, Djuena Tikuna e Eric Terena.
LEIA TAMBÉM: “O futuro do Brasil precisa ser criado com a força das mulheres indígenas”, diz Sônia Guajajara


Leave feedback about this