Na sua 4ª edição, a revista Stories Collective celebra a diversidade brasileira com um olhar atento ao Norte do país. Com o ensaio “Raízes do Futuro”, a publicação presta uma homenagem visual, simbólica e profundamente sensível ao estado do Pará, antecipando a importância da COP30, que acontecerá em Belém e lançando luz sobre as urgências ambientais e culturais da região.
A Stories Collective é uma plataforma de arte, cultura e moda focada em histórias contemporâneas, criada por duas brasileiras, para o mundo. Bilíngue, a publicação já foi comercializada em São Paulo, Berlim, Londres e Nova York.
Sob o olhar criativo da stylist Carol Veríssimo, o editorial propõe um mergulho na complexidade da identidade paraense, transitando entre o passado ancestral e as possibilidades de futuro. “A intenção, assim como a conferência, é jogar luz sobre a relevância e a urgência dos debates em torno das questões ambientais, mas também colocar o Brasil, e mais especificamente o Pará, no centro desse movimento”, afirma Carol.
O processo criativo partiu de uma extensa pesquisa visual e afetiva. Carol mergulhou em referências que dialogam com a riqueza cultural e natural do estado, o mercado Ver-o-Peso, os rios, o Carimbó, a floresta, os sabores do açaí e as influências arquitetônicas coloniais. A produção de moda priorizou marcas fora do eixo Rio-São Paulo, dando espaço a estilistas do Norte e Nordeste.

Entre os nomes escolhidos estão Sioduhi, Ínaru Éyawa, marca indígena que confecciona peças artesanalmente em Manaus, Normando, Nalimo (da estilista Day Molina) e Dendezeiro. Todas essas escolhas ajudaram a construir uma narrativa visual que conversa com temas como ancestralidade, território e futuro.
“O principal foi ter contado com marcas e estilistas locais, para que essa história fosse contada com o máximo de autenticidade possível”, destaca a stylist. “Busquei criar propostas visuais que respeitassem as riquezas do Norte, seus povos, saberes e pluralidades, sempre evitando estereótipos”.
Um dos momentos mais marcantes do ensaio é a imagem da modelo Karen Brasil vestindo um look inspirado na bandeira do Pará. A escolha do vestido vermelho-urucum do estilista Sioduhi, combinado com uma faixa clara e a mão azul da modelo pintada sobre o peito, simboliza de forma sensível a união do estado ao restante do país.
“Eu mal conhecia a bandeira do Pará antes dessa pesquisa, e isso me impactou. Queria que essa imagem fosse também uma forma de reparação, de aprendizado. A solução da mão pintada surgiu da falta de um acessório, e se revelou ainda mais poderosa visualmente e simbolicamente”, compartilha Carol. “É uma imagem que resume bem nossas intenções com essa edição”.
Representatividade como gesto político
A escolha de Karen Brasil, modelo paraense indígena, não foi apenas estética, trata-se de um posicionamento claro. Ao incorporar corpos e vozes historicamente invisibilizados pela moda tradicional, o editorial reafirma seu compromisso com uma representatividade verdadeira e transformadora.
“A presença de uma modelo indígena em um editorial que fala sobre o Pará é profundamente simbólica e necessária. Mais do que uma escolha estética, é um gesto político e de respeito”, afirma Carol. “Queremos mostrar o Pará a partir de quem o vive, preserva e transforma”.
Apesar de ser uma plataforma internacional, a Stories Collective aposta em narrativas enraizadas em territórios específicos. Para Carol Veríssimo, é justamente essa autenticidade que estabelece um diálogo com o público global.
“Quando uma história é contada a partir de um lugar específico, com suas vozes, saberes, paisagens e modos de viver, ela revela aspectos da experiência humana que ressoam em diferentes contextos culturais. O local se torna uma lente para compreender o mundo”, reflete. “Na moda ou na arte, quanto mais enraizada uma narrativa está em sua própria cultura, mais potente ela se torna para o mundo”.
Através de uma abordagem plural online, impressa e expositiva, o projeto se expressa através de fotografias, artes visuais, entrevistas e perfis de criativos engajados com o seu tempo. Dos sonhadores de hoje aos arquitetos do amanhã, a revista destaca o poder da comunidade nesta 4ª edição.
Direção criativa: Gabriela Splendore @gabrielasplendore | Stories Collective @storiescollective
Fotografia: Naira Mattia @naira.mattia
Styling: Carol Veríssimo @c__verissimo
Beleza: Danni Ques @danniquess
Modelos: Karen Brasil @karenbrasil e Jotappê
RP digital: Tropi Digital @tropi


Leave feedback about this