O maior festival de música e cultura independente da Amazônia anuncia a programação completa separada por dias e horários de sua 14ª edição, que acontece de 12 a 14 de dezembro, em Belém. Com uma curadoria que mistura tradição, inovação e ancestralidade, o Psica reúne ícones da música popular brasileira, vozes da nova geração e talentos da cena nortista. O evento reúne mais de 70 atrações em três dias de programação distribuída entre o centro histórico da Cidade Velha e o Estádio do Mangueirão.
Entre os destaques, nomes históricos como Martinho da Vila, Jorge Aragão, Dona Onete e Edson Gomes dividem o palco com artistas que redefinem a música contemporânea, como Luedji Luna, Marina Sena, BK’, Urias e Jaloo. A programação ainda celebra lendas da música amazônica como Viviane Batidão, Wanderley Andrade, Patrícia Bastos e Rubi A Nave do Som, além de shows internacionais, como o da banda japonesa The 5.6.7.8’s e Armando Hernandez.
A sexta-feira (12) mantém a tradição do Psica com programação gratuita na Cidade Velha. Nos dias 13 e 14, o festival ocupa o Mangueirão com uma estrutura ampliada, múltiplos palcos, acessibilidade, áreas de convivência e mais.
“O Psica sempre foi um espaço para mostrar o Brasil a partir do Norte. Nesta edição, unimos gerações e estilos, do samba ao brega, do rap ao rock, do carimbó à música eletrônica, sempre a partir da perspectiva amazônica”, destaca Jeft Dias, diretor do festival.
O Festival Psica 2025 tem patrocínio master da Petrobras e Patrocínio de Mercado Livre via Lei de Incentivo à Cultura Rouanet, patrocínio de O Boticário, com Apoio da Tim através da Lei Semear. A realização é da Psica Produções, Fundação Cultural do Pará e Governo do Pará, e Ministério da Cultura e Governo Federal do Lado do Povo Brasileiro.
Programação por dias
12 de dezembro – Sexta-feira (Cidade Velha, gratuito)
A abertura gratuita no coração histórico de Belém reforça a vocação popular do Psica. O público vai acompanhar apresentações de Viviane Batidão, Luedji Luna, Carabao, O Máximo, Di Melo, Armando Hernández, Freedom FM e Célia Sampaio, além da diva paraense Patrícia Bastos, que convida Flor de Mururé. O dia também terá atrações como Grupo Manga Verde apresenta “O Samba Paraense”, Ponto BR, Ronaldo Silva & Trio Manari, Banda Voo Livre, Amazônico, Boris Percus, Batekô, além dos cortejos e blocos de rua como Ball Corpo Dourado 2.0 e Cortejo Encantado.
Confira a programação:
Palco Guéra — Praça Felipe Patroni
16h – Concentração Cortejo
17h – Cortejo Encantado
19h – Luedji Luna
21h10 – Armando Hernández
23h20 – Viviane Batidão
Palco Rio Voador — Píer das Onze
18h – Célia Sampaio
20h10 – Patrícia Bastos convida Ronaldo
22h20 – Di Melo
Palco Megazord — Igreja de Santo Alexandre e Relógio
22h30 – Freedom FM
00h30 – Carabao O Máximo
Palco Do Nego Gerson — Praça do Carmo
18h10 – Ponto BR convida Flor de Mururé
19h40 – Amazônico
21h20 – Grupo Manga Verde
23h10 – Banda Voo Livre
Palco Karretinha — Largo São João
19h – Ball Corpo Dourado
21h – Boris Percus
22h – Batekoo
13 de dezembro – Sábado (Mangueirão)
O segundo dia celebra encontros históricos e comemorações especiais. Martinho da Vila apresenta o espetáculo “Canta, Canta Minha Gente”, enquanto a Nação Zumbi revisita os 30 anos do clássico Da Lama ao Caos. O palco também recebe Marina Sena, Edson Gomes, Wanderley Andrade e Rubi A Nave do Som.
A cena amazônica e alternativa marca presença com Os Garotin, Carol Lyne, AJULIACOSTA, Cravo Carbono, Os Haxixins, Batucada Misteriosa & Toró Açú, D’Água Negra e DJ Lorran. O grupo Caquí apresenta o show Marés com participações especiais e a noite ainda conta com artistas como W Mate-U, Paso, Lina Leão, Mist Kupp, Cout, Ressôa, Matheus Pojo, Jheni Cohen & Batuque da Lua Crescente, além de Clementaum, Lucho Pacora, Vacilo, Baby Plus Size e Malka.
Palco Guéra
17h25 – Selo Caqui apresenta Marés
19h25 – Carol Lyne
21h50 – Edson Gomes
00h – Martinho da Vila — Canta, Canta Minha Gente
Palco Rio Voador
18h25 – Os Garotin
20h15 – Nação Zumbi — 30 anos de Da Lama ao Caos
23h – Wanderley Andrade
00h20 – Marina Sena
Palco Do Nego Gerson — Praça do Carmo
17h20 – D’Água Negra
19h – Os Haxixins
20h40 – Batucada Misteriosa & Toró Açu
22h20 – AJULIACOSTA
00h10 – Cravo Carbono
Palco Karretinha
17h05 – Cleide Roots
18h20 – Baby Plus Size
19h35 – Vacilo
21h30 – DJ Lorran
22h45 – Malka
00h – Lucho Pacora
Palco Megazord
02h10 – Rubi, a Nave do Som
14 de dezembro – Domingo (Mangueirão)
O encerramento do Psica 2025 terá clima de festa apoteótica. Dona Onete, grande matriarca da música paraense, apresenta o show “Quatro Contas”. O samba ganha protagonismo com Jorge Aragão, enquanto o rap se encontra com o soul em BK’ convida Evinha e Urias convida Jaloo. O dia ainda terá o peso de Mano Brown, um dos maiores nomes da música brasileira.
O line-up inclui ainda Tudão Crocodilo, Fruto Sensual, Melly, Terno Rei, The 5.6.7.8’s, Mateus Fazeno Rock convida Fernando Catatau, Mumuntaitum, Ian Wapichana convida Moraes MV, Grupo Paracuari, Ressôa, DJ Elison New Age, Rameimes, Kiara Felippe, Zek Picoteiro, Clerley Roots, Apropriadamente e Maleîka.
Palco Guéra
18h – Terno Rei
20h10 – Dona Onete — Quatro Contas
22h40 – Fruto Sensual
01h – Mano Brown
Palco Rio Voador
17h10 – Ian Wapichana convida Moraes MV
19h – Urias convida Jaloo
21h10 – Jorge Aragão
23h10 – BK’ convida Evinha
Palco Do Nego Gerson
17h20 – Grupo Paracauari
19h – The 5.6.7.8’s (Japão)
20h40 – Melly
22h30 – Mateus Fazeno Rock convida Fernando Catatau
00h10 – Ressoa
Palco Karretinha
17h05 – Clementaum
18h30 – Kiara Felippe
19h50 – Zek Picoteiro
21h – Ramemes
22h15 – DJ Elison New Age
23h30 – Apropri4damente
00h45 – Maleïka
Como chegar e o que levar
Cidade Velha – 12/12: No primeiro dia de festival, o dia gratuito, a abertura será na Praça Felipe Patroni, Píer das Onze, Largo São João e arredores, no complexo conhecido como Cidade Velha. O acesso recomendado é por meio de transporte público, apps de mobilidade, bicicleta e caminhada. As ruas internas da Cidade Velha têm circulação restrita, então é importante observar a sinalização local.
Mangueirão – 13 e 14/12: O Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão, localizado na Av. Augusto Montenegro, recebe os shows nos dias seguintes. O acesso ao local é facilitado por diversas linhas de ônibus que levam diretamente ao estádio, além de um ponto oficial de embarque e desembarque para carros de aplicativo, garantindo segurança e organização no fluxo do público. Para quem prefere chegar de bicicleta, o Mangueirão conta com bicicletário disponível.


Leave feedback about this