“Sem mulher, não tem floresta em pé”, diz Janja no Global Citizen em Belém
Principal Vozes da COP 30

“Sem mulher, não tem floresta em pé”, diz Janja no Global Citizen em Belém

Janja Lula fez discurso no Global Citizen. Crédito: Filipe Bispo

A poucos dias do início oficial da COP30 em Belém, o Global Citizen Festival Amazônia mobilizou lideranças, representantes da causa ambiental e artistas nacionais e internacionais em um grande chamado pela floresta e pela vida.

Realizado no dia 1º de novembro, no estádio Mangueirão, o evento contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, que representou o presidente Lula e fez um discurso marcante sobre a importância da Amazônia e da participação feminina na pauta ambiental.

LEIA TAMBÉM: Global Citizen Festival reúne Gilberto Gil, Kaê Guajajara e Djuena Tikuna em Belém

“Há dois anos, em Paris, o presidente Lula disse que faríamos a maior COP de todos os tempos. E hoje, aqui estamos, nessa companhia extraordinária, nessa concentração de pessoas — sobretudo de vocês, jovens — que acreditam que um outro mundo é possível e necessário. Um mundo de paz, mais solidário, menos desigual, livre da pobreza, da fome e da crise climática. Um mundo com maior participação das mulheres e com igualdade de gênero. Sem mulher, não tem floresta em pé”, destacou Janja.

Durante sua fala, a primeira-dama também reforçou a diversidade cultural da região amazônica e a necessidade de reconectar humanidade e natureza.

“Dizem que a Amazônia é o pulmão do planeta. Eu prefiro dizer que a Amazônia é o coração do planeta — um coração que pulsa no peito dos seus quase 50 milhões de habitantes, que carregam a cultura de mais de 400 povos indígenas, falantes de mais de 300 idiomas. Os líderes mundiais vão conhecer a realidade da nossa Amazônia. Debaixo de cada árvore há uma mulher, há um homem, há uma criança. Em poucos dias, Belém será a capital do mundo. Eu aprendi a amar Belém do Pará. Eu aprendi a dizer ‘feliz Círio’. E hoje, eu digo: feliz COP para todos!”, finalizou Janja, sob aplausos.

Ao final, Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, subiram ao palco ao lado da primeira-dama, em um momento simbólico que reforçou a união entre política, meio ambiente e ancestralidade.

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente; a primeira-dama, Janja Lula da Silva e Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas. Crédito: Filipe Bispo

Sobre o Global Citizen Festival: Amazônia

Realizado no dia 1º de novembro, o festival marcou a primeira edição latino-americana do Global Citizen. Com um line-up histórico que uniu música, ativismo e propósito, o evento reuniu nomes como Gilberto Gil, Anitta, Seu Jorge, Gaby Amarantos, Chris Martin (Coldplay), Charlie Puth, Kaê Guajajara, Djuena Tikuna e Eric Terena.

LEIA TAMBÉM: “O futuro do Brasil precisa ser criado com a força das mulheres indígenas”, diz Sônia Guajajara

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video