O episódio da semana do videocast “Chá de Canela”, traz o tema “Como empreender em mídia na Amazônia sem perder a identidade?”. O entrevistado Higo Cardoso, empresário e fundador da Manga TV, fala sobre o cenário midiático paraense. A discussão levantou pontos sobre a importância da representatividade local e a luta contra a influência de visões externas na produção de conteúdo.
A Manga TV se destaca por ser uma empresa de mídia indoor 100% paraense, um fato ressaltado por Cardoso como um de seus maiores diferenciais. O empresário enfatizou que a essência da discussão reside na preservação da identidade cultural amazônida em um mercado cada vez mais globalizado e tecnologicamente avançado.
“O que eu percebo é que a nossa imagem é um pouco jogada de canto. Tanto na parte da produção do conteúdo quanto da parte da representação da mídia. E o público paraense é um público muito tradicional . Eu acredito muito na ideia de poder, sim, usar a nossa tradição, né? Uma representação não só de uma marca, mas de uma ideia como toda”.
Outro ponto da entrevista foi a crítica de Higo Cardoso à forma como o mercado de mídia local absorve a cultura e os modelos externos, muitas vezes negligenciando ou até deturpando a produção e a representação local. Segundo ele, a tecnologia tem acelerado esse processo, levando o mercado a deixar criar uma identidade própria.
Cardoso exemplificou a questão apontando como empresas de fora da região, “do Sul”, chegam a abordar a Amazônia com uma “identidade adversa”, pois não observam a produção local de conteúdo.
“A gente tenta trabalhar muito em relação a esse público local, como que a gente vê essa cultura local”.
A Manga TV nasceu, portanto, do desejo de construir uma marca e uma ideia que estivesse genuinamente presente no cotidiano do público paraense, reforçando a tradição e a cultura da região.
O episódio completo do “Chá de Canela” com Higo Cardoso pode ser conferido no YouTube do Chá de Canela, na Rádio Nova Belém e nas principais plataformas de streaming.


Leave feedback about this