Decisão feminina: A voz que pesa na hora de comprar um imóvel
Comportamento Revista CDC

Decisão feminina: A voz que pesa na hora de comprar um imóvel

O olhar feminino traz um diferencial importante nas decisões imobiliárias. Crédito: Divulgação

Elas pesquisam, avaliam, comparam e decidem. Mais do que nunca, as mulheres são protagonistas no mercado imobiliário brasileiro, uma tendência que deixou de ser apenas percebida para ser comprovada por números. Segundo o Anuário DataZAP 2024, divulgado pelo Grupo OLX, 52% dos usuários que buscaram imóveis online este ano foram mulheres, especialmente da geração X, com idades entre 41 e 60 anos.

Esse novo perfil feminino comprador se destaca por uma combinação de fatores: maioria casadas, com filhos e pets, pertencentes à classe B, com renda familiar média em torno de R$ 7.512,64. Mais do que dados demográficos, trata-se de uma mudança de comportamento que está transformando a forma como os imóveis são projetados, divulgados e vendidos no Brasil.

Elas decidem

Na prática, mesmo quando a decisão de compra é compartilhada com o parceiro, a mulher costuma assumir o papel de líder no processo. “Esse público está cada vez mais bem informado e atento a atributos como acabamento, segurança, funcionalidade dos ambientes, localização estratégica, bem-estar e áreas de lazer completas. São fatores que influenciam diretamente na decisão final”, afirma Charles Kan, diretor de uma construtora especializada em empreendimentos de alto padrão no litoral norte de Santa Catarina.

O olhar feminino traz um diferencial importante nas decisões imobiliárias: A mulher avalia com mais sensibilidade aspectos como funcionalidade, segurança, conforto e estética. É muito comum que a palavra final seja da mulher.

Enquanto o mercado se adapta, o que antes era tendência se consolida: o lar, mais do que nunca, é também uma expressão de escolhas femininas. E o setor imobiliário começa a refletir com mais nitidez as demandas e preferências de quem, de fato, está no comando.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video