As plantas, o dedo verde e você
Colunistas Romulo Almeida

As plantas, o dedo verde e você

Foto: Unsplash / Prudence Earl / Creative Commons)

Quem nunca se sensibilizou com a beleza das flores ao entrar em um ambiente ou lembrou de alguém especial ao sentir o perfume vindo desses seres clorofilados? As plantas possuem o poder de renovar os espaços, carregam memórias afetivas e nos conectam com a beleza nos detalhes. Com a busca de uma vida mais sustentável e de conexão com a natureza, ter plantas virou mais que uma simples decoração, elas possuem a capacidade de transformar os espaços em  verdadeiros centros da natureza, e a ciência nos mostra que o hábito de ter plantas é a busca por conexões vivas.

Então como não querer transformar nosso espaço em florestas particulares? Essa ligação com as plantas cada vez mais vem ganhando novos adeptos, onde as pessoas passam a preencher suas casas, seu ambiente de estudo ou seu local de trabalho de plantas, em busca do contato com a natureza, a paz que elas nos transmitem ou em ter uma companhia. Mas algo nunca mudará: as plantas sempre serão uma bela escolha!

Tem quem diz que o dedo verde passou longe ou que ter plantas é algo dos antigos. Verdade ou não, cuidar de plantas vai muito além de ter uma planta, é cuidar de um ser vivo que transforma todos os espaços em ambientes leves, com frescor e aconchego. Então para ter plantas precisamos de disposição e tempo para os cuidados necessários para mantê-las sempre saudáveis. Nunca podemos subestimar a capacidade dos cuidadores de plantas. Essas pessoas precisam dispor de amor e carinho para os seres vivos que escolheram ter, precisam saber alimentar e não deixarem essas plantas morrerem de sede. Precisam cuidar de doenças ou de um ataque de pragas devoradoras de folhagens.

Saber da quantidade de luz ideal e o melhor vaso. É preciso estudar e desvendar os mistérios e as exigências de cada vegetal. Ufa!  E ainda tem gente dizendo que as plantas só precisam de água. Eu mesmo, depois de 10 anos trabalhando com elas, me surpreendo como elas ainda podem me mostrar a força e exigência, doçura e amor, crescimento e renovação. Cuidar delas é um verdadeiro ato de amor. E ainda sigo na esperança de descobertas diárias com aprendizados eternizados em cada ato.

E nesse momento iremos juntos, nessa nova semeadura, traduzir todo o amor pelo mundo vegetal. Onde a rega e adubação serão de trocas frequentes. Com florações e frutificações exuberantes. Então, puxa sua cadeira, escolhe seu chá de uma planta maravilhosa, e vamos colher os frutos dessa coluna recheada de vida e muito verde!

Romulo Almeida
Nascido e criado na floresta chamada Belém. Nesse tempo de conexão com o verde, a caminhada começou em meados de 2016, e o universo só foi conspirando a favor! Fui verdejando espaços, casas, lojas e almas! E o caminho tem sigo generoso! Já realizei cursos e oficinas de jardinagem para centenas de pessoas. Registrando na pele minha paixão pelas plantas, sigo verdejando com leveza por onde passo! E agora te convido para se encantar com esse universo vivo chamado plantas, então puxa tua cadeira, pega teu chá e vamos para essa aventura!

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video