Ano novo, make velha? 2026 vai reviver antigas tendências de maquiagem
Beleza & Moda Colunistas Gabi Gutierrez

Ano novo, make velha? 2026 vai reviver antigas tendências de maquiagem

Blush clarinho rente aos olhos, sombras claras e cílios coloridos vão dominar, anotem!

Minha mãe sempre diz que nada sai de moda por muito tempo — uma hora, tudo volta. E em 2026, essa lógica aparece com força total na maquiagem. O novo ano promete um verdadeiro compilado de tendências antigas que já fizeram sucesso em outros momentos, agora revisitadas com acabamento mais moderno e atualizações certeiras. Já dá pra notar que essa vibe ‘nostalgia’ ronda as tendências de moda e beleza desde 2024, né. Mas agora elas vão atacar com tudo! O papo é que agora, a onda é caprichar na produção, nossas makes vão dar tchau ao minimalismo.

A principal aposta é um visual que volta a valorizar os olhos, deixando as sobrancelhas em segundo plano. Elas aparecem mais finas e naturais, enquanto o olhar ganha protagonismo com sombras, marcações e delineados. Os anos 2000, com sombras azul, branca e cinza, e os anos 2010, com o clássico delineado gatinho vão ser referência — só que agora tudo surge de forma mais esfumada, menos rígida e muito mais atual.

Inclusive, nos últimos meses do ano a maquiagem da Zara Larsson, que canta aquele hit Midnight Sun, foi o estouro na internet, todo mundo quis reproduzir. Tem essa vibe colorida, cores mais sólidas, usa strass e muito rímel…


A paleta de cores puxa para os tons frios, que voltam com força. Cinza, branco, azul claro e sombras cintilantes suaves dominam as pálpebras, mas sem exagero. O brilho na pele deve aparecer de forma mais discreta, quase sutil, enquanto o matte volta a ser predominante, equilibrando o visual. Ah! Mas o pó segue em baixa, o pessoal ainda vai querer valorizar a pele ‘ao natural’.

Com o branco como cor do ano, segundo a Pantone, a gente deve ver muitas tendências de maquiagem com sombra branca nos olhos. O que, por sinal, já tá dominando o meu algoritmo pra inspiração pro réveillon 2026.

Essa mesma lógica fria se estende para o restante da maquiagem. O blush abandona (mas não por muito tempo) os tons quentes e aposta em lavandas e rosados frios. A maquiagem das Kardashians, que puxa o blush rosado – aquele 001 pink, sabe? – pra baixo dos olhos, vai brilhar! E se preparem pra SURRA de dupes que vão surgir.

Mas, embora o lavanda e tons mais frios sejam tendência, o efeito queridinho popularizado por Sabrina Carpenter continua firme e deve atravessar o verão de 2026 sem perder espaço. O que pra mim é uma GRANDE felicidade, já que meu blush favorito é o orgasm da Nars. rsrs.

Eu vejo também que os cílios vão ganhar protagonismo. O rímel volta a ser um dos produtos principais da maquiagem, resgatando o efeito “patas de aranha”, que era febre absoluta em 2015 e 2016. Basta abrir o TikTok e ver as trends de blush 🩴 e cílios 🕷️. Quanto mais longo, melhor; quanto mais volumoso, melhor também, mesmo que os fios fiquem um pouco mais grossos e separados. Pela observação de comportamento nas redes, essa tendência deve se intensificar especialmente depois do verão, a partir do meio do ano.

Outra coisa que é a cara das coleções da Capricho com a Make B são as máscaras de cílios coloridas. Lembram? Lá atrás elas foram muito populares, sobretudo na cor azul! Em 2025, elas começaram a ressurgir de maneira discreta, em máscaras cor de vinho e marrom, que fogem um pouquinho do tradicional. Mas não se espante se eu te disser que tu podes usar até um rímel com holográfico…

Outro elemento que promete brilhar em 2026 é o gloss. Convenhamos que ele já derrubou os batons há tempos, mas agora retorna em uma versão ainda mais específica: o gloss transparente. Podem reparar que cada dia mais marcas têm lançado produtos sem cor, sem partículas de brilho e sem efeito espelhado exagerado — apenas aquele gloss básico, quase invisível, que entrega textura e hidratação.

E, sim, ele carrega uma memória afetiva forte. O gloss transparente é a cara dos anos 2000 e remete diretamente àquela estética que marcou uma geração. Em 2026, ele volta como complemento perfeito para olhos mais marcados e uma maquiagem que aposta menos em cor nos lábios e mais em acabamento. Tudo indica que essa tendência deve dominar prateleiras e referências ao longo do ano.

Mas o que acompanha pra dar uma personalidade ainda maior são os lápis de contorno labial. Se preparem que eles devem vir com tudo e em todas as cores!

Então essa é a minha análise, car@s leitor@s. Feliz ano novo com muito blush pra dar carinha de saúde, rímel pra sorrir com os olhos, gloss transparente pra beijar muito (e não borrar todo mundo rs) e muitas sombras coloridas pra atrair tudo! Paz, dinheiro, esperança e amor. Beijos!

Gabi Gutierrez

Colunista
Sou jornalista, nortista e completamente apaixonada por maquiagem. Acredito que ela tem que ser simples, acessível e possível pra todo mundo — por isso sou fã da democratização e da desburocratização da make. Aqui, nada de regras complicadas ou preços impossíveis: eu valorizo os produtos nacionais, truques práticos e soluções que resistem à nossa ‘brea’. Porque maquiagem não precisa ser inimiga de ninguém — muito pelo contrário.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video